NATÁLIA É A NOSSA FUXIQUEIRA PROFISSIONAL!
O que é fuxico???...
Um pequeno círculo com as extremidades alinhavadas e franzidas.
Use uma xícara de café como molde e risque os formatos circulares no retalho.
Sobreponha os tecidos para não precisar repetir os traços em todos os retalhos e prenda-os com alfinetes para que não saiam do lugar .
Recorte os círculos com tesoura .
Alinhave os círculos com as bordas ligeiramente dobradas para deixar acabamento perfeito .
Centralize o polegar no meio do tecido e puxe a linha para que o tecido fique franzido .
Faça um arremate e corte a sobra da linha. Repita a operação para montar outros fuxicos. Na hora de aplicá-lo sobre outros tecidos, costure-o pelo meio. Se for unir um ao outro para uma peça inteira de fuxico, costure pelas bordas, mas fique atenta. O fuxico é muito sensível e não garante durabilidade a peças amplas, como colchas, xales e vestidos. Ele é mais útil como item decorativo.
Para fazer o fuxico em formato de pétala e montar uma flor, dobre o retalho cortado ao meio e alinhave .
Puxe a linha para franzir .
Arremate .
Você pode criar as flores com quatro ou seis pétalas .
Costure uma ao lado da outra .
Pronto, já tem a primeira florzinha. O processo deve ser repetido para a produção de mais flores de fuxico
O que é fuxico???...
Um pequeno círculo com as extremidades alinhavadas e franzidas.
Uma simplicidade enorme e que permite criar peças delicadas e românticas, brincar com o colorido, inventar mosaicos alegres e as combinações feitas permitem criar formas diferentes.
O fuxico geralmente tem como resultando trabalhos e peças bonitas. Penso que talvez o que mais me atrai nesse técnica é justamente isso, o resultado bonito.
Há também a origem do fuxico que me encanta, que me desperta muita alegria, pois pensar na história do fuxico e saber que é um artesanato tipicamente brasileiro, é algo para se orgulhar.
O fuxico tem mais ou menos um século de existência e tem sua criação atribuída aos escravos, porém popularizou-se e está presente na cultura de todas as regiões do Brasil.
A expressão “fuxico”, um sinônimo da fofoca (cochicho) segundo o folclore vem do fato das mulheres que se reuniam para costurar e falar da vida alheia. Mas em defesa dessas artesãs, precursoras da técnica, conforme alguns artigos que li, essa fofoca é uma maneira erronêa de ver as conversas que elas tinham, pois muitas vezes eram desabafos, conversas sobre problemas familiares, seus temores, amores…
Também descobri que o fuxico é visto como uma das primeiras formas de reaproveitamento, o que faz com que essa técnica mostre-se como uma das primeiras maneiras de reciclagem.Além disso, artesanato e arte aliviam o estresse, melhoram a atenção e ainda podem ser um aditivo no bolso, já que as peças podem ser vendidas.
Aprenda a técnica do fuxico
O fuxico tem custo quase nulo. Segundo a professora Patrícia Washington, os materiais necessários para fazê-los são: linha de qualquer cor, agulha, retalhos, uma xícara de café para servir como molde, caneta, tesoura e alfinete .
Adorei!!!
ResponderExcluirBeijokas Divas
Deby Faria